Eis do que trata o Blog: "Encontros e desencontros na vida cotidiana de uma mae expatriada, com 3 filhos pequenos do Brasil para a Tailandia! Da Tailandia para os EUA, desde 2009."
Foi muito bom voce ter vindo!
Aqui vou partilhar coisas que ja' escrevi e que vou ainda escrever sobre esse incrivel Mundo de "SER MAE" e "SER EXPATRIADA"... AO MESMO TEMPO... por ai afora!
E, claro, postar sobre PLANEJAMENTO DE FESTAS & EVENTOS, ja' que depois que me tornei UMA MAE EXPATRIADA, descobri este incrivel Mundo pelo qual me apaixonei!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

COMO ORGANIZAR BRINQUEDOS (RC)


O "Quarto de Brinquedos" publicado nesse BLOG recentemente gerou varios comentários e emails, e por esta razão resolvi começar a falar sobbre ORGANIZAÇÃO DE RESIDÊNCIAS, no quesito "crianças".


Algumas dicas são BÁSICAS:


- encoraje seus filhos a terem suas coisas arrumadas, dão a eles: responsabilidade, rotina (criança precisa de rotina), auto-confiança, segurança, saúde mental e fisica. Minha filha sempre pergunta: "Mãe, onde é que está isso ou aquilo?" ao que eu respondo: "No lugar certo". Sempre respondo assim e completo: "Quando a gente guarda no lugar certo a gente sempre sabe onde "ele" está!".

- se você tem espaço, abuse dele: tenha um quarto só para as atividades de brincar e estudar (pode-se providenciar o "cantinho do estudo, por exemplo"); ali, a criança manterá o "seu mundo" e terá as "suas" responsabilidades;

- se você não tem muito espaço, torne-se ainda mais organizada: mantenha tudo limpo e de fácil acesso para a criança, usando, por exemplo, um desses armarios de plástico com gavetas, eles são otimos para organizar  brinquedos "por categoria" (fazendo isso, a criança saberá onde procurar o que deseja e isto facilita a arrumação depois do "brincar";

- facilite o trabalho da sua empregada doméstica ou babá, se você tiver uma: quando tudo estiver arrumadinho, inclusive com nomes (ou fotos dos brinquedos) na caixas ou gavetas, a sua funcionária não vai ter desculpas de dizer "eu não sabia onde colocava isso, e eu misturei tudo!". Você também pode pedir ao seu filho que o ajude nessa tarefa da "organização", colando na frente das caixas ou gavetas um desenho feito por ele, daquele "grupo" de brinquedos.

E atenção: deixe em lugar visivel uma caixa nominada "onde é que eu guardo?" (você até pode colar um ponto de interrogação bem grande nela), que serve para você (e seu filho) colocarem as coisas que não sabem ou não lembram onde pôr... ou mesmo para aquelas miudezas que a gente vai achando pelo caminho. Quando você tiver um tempinho extra, vai lá e "limpa" a caixa!

- deixe sempre "a mão" livros, papel e material escolar, para que seu filho possa buscar por si mesmo interesse em escrever, ler, desenhar, etc. Faça o mesmo com instrumentos musicais, por exemplo, ou com fantasias de piratas, princesas, o que ele mais gostar! Isso vai alimentar a imaginação de sua criança, e isso certamente contribuirá para a formação de sua "inteligencia emocional".

Existe um site "OZ" (cujo link já conta desse BLOG) que dá outras dicas importantes:

Descarte de brinquedos velhos
Tire alguns dos brinquedos mais velhos de circulação. Aproveite época de aniversários e Natal, quando as crianças estão mais envolvidas com os presentes que acabaram de ganhar. Reapresente o brinquedo em um dia de chuva, mas se a criança não sentir falta dele, doe.
Aqui, pontuo uma observação caseira: eu costumo dizer aos meus filhos: se vocês não cuidam desse ou daquele brinquedo com zelo, é porque não gostam dele ou não o querem mais. Se acontecer de novo ver esse brinquedo "jogado por ai", ele vai para um criança que lhe dê real valor" - e de fato o faço (é a questão da "consistencia da fala", que mencionei em outro POST!

Miudezas, figurinhas e revistas
Guarde as coisas miúdas, as figurinhas e as revistas em um suporte plástico pregado atrás da porta e ao alcance das mãos das crianças.

Use caixas de plástico transparente e coloridas para guardar brinquedos pequenos nas prateleiras. Elas deixam tudo em ordem e seus filhos podem ver o que está dentro delas sem precisar abrí-las. Se preferir use caixas de tecido com etiquetas. Ensine seus filhos a pegar um brinquedo de cada vez.

Cabides especiais
Existem cabides para organizar carrinhos e cabide para bonecas com visores transparentes, que podem ser pregados atrás de portas. Guarde os brinquedos mais caros ou sofisticados em um lugar onde somente você tenha acesso. Assim as crianças terão que pedir permissão para utilizá-los.

Revistas e Livros
As revistas ou mesmos livros e apostilas devem ser organizadas em pé, dentro de porta-revistas identificados por assunto.
Nota pessoal: eu separo apenas os de leitura de um lado e os para escrever, desenhar, pintar etc do outro.

Jogos e quebra-cabeças
Empilhe os jogos e quebra-cabeças nas prateleiras se as caixas estiverem em boas condições. Se não for o caso, utilize potes para guardar as peças e coloque um rótulo com o nome do jogo. No caso de não haver prateleiras, utilize contêineres que podem ser unidos e alinhados ao longo da parede. Neles você pode guardar os livros e jogos, além dos brinquedos.
Nota pessoal: eu os tiro da caixa original (que são muito grandes, rasgam fácil, etc e os coloco separados em caixinhas de plástico, sabe? (esolha as que não soltam as tampas... assim você não as perde!)

Quer saber mais sobre organização de brinquedos? Leia o e-book no Site mencionado: OZ.

(RC)

Um comentário:

Tuka Siqueira disse...

Ontem mesmo fiz "uma limpa" nos brinquedos das crianças. Os briquedos delas são na maioria de segunda mão, então tinha muita coisa já quebrada, estragada, sem contar que uma das gêmeas tem um espírito bastante destrutivo também. Pus no lixo uma porção de cacos e separei o resto "por categorias" e tirei tudo do alcance imediato delas. Ou seja, só uma categoria estará ao alcance das mãos por vez. Usou, brincou, agora guardem.

Muito boas as dicas.

Beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...